Recebeu um Aviso de Pagamento?

A ESSE afixa um Aviso de Pagamento no vidro frontal do seu veículo no caso de não ter sido pago o valor correspondente ao estacionamento.

Este corresponde ao valor máximo que pagaria se deixasse o carro estacionado naquele local durante 24 horas, subtraindo o valor já pago.

E como pagar o Aviso de Pagamento?

Se recebeu o Aviso de Pagamento, tem a partir da emissão do documento, o prazo máximo de 72h, para proceder ao seu pagamento.

O pagamento pode ser feito exclusivamente através das seguintes formas:

Através do Multibanco

No Aviso de pagamento encontrará toda a informação necessária para poder fazer o pagamento usando a entidade e referência emitidas.

Diretamente nas nossas lojas:

  • Loja Braga
    Praça Conde Agrolongo
    125 A, cave, loja 8
    4700-312 Braga
    +351 253 269 522
    (14:30h às 18:00h)
  • Loja Espinho
    Rua 34, no 636
    4500 Espinho
    +351 911 111 582
    (14:30h às 18:00h)
  • Loja VRSA
    Av. dos Bombeiros, no12 C
    8900-209 VRSA
    +351 938 690 070
    +351 938 690 073
    +351 938 690 075
    (14:30h às 18:00h)

Através do novo método de pagamento via Payshop:

É agora possível fazer o pagamento de uma forma mais segura, sem necessidade de cartões bancários, ou registos.

É mais cómoda, em qualquer agente Payshop próximo do seu local de trabalho ou residência!

Apenas necessita de apresentar o Aviso de Pagamento no agente Payshop mais próximo, proceder ao pagamento e já está!

Pode consultar a localização dos agentes Payshop aqui:

Agentes Payshop

Pedidos de fatura:

Nos termos do artigo 40.º, n.º 5, al. b) do Código do IVA, o ticket retirado dos parcómetros equivale à emissão de fatura, pelo que basta preencher manualmente o NIF no verso do ticket!

Quanto ao pagamento de avisos afixados nos veículos e de liquidações recebidas por carta, pode pedir a emissão de fatura nas nossas lojas ou em taxas.esse.pt, no prazo máximo de 5 dias após o pagamento.

E se não pagar um Aviso de Pagamento?

Os avisos representam uma liquidação de taxa de estacionamento público feita pela ESSE em virtude da falta de pagamento devido no parcómetro.

Assim, sensibilizamos todos os nossos clientes para proceder ao pagamento do estacionamento da sua viatura através dos parcómetros no local.

A falta de pagamento da taxa de estacionamento liquidada por nós dá origem a uma taxa máxima correspondente ao valor que pagaria se deixasse o carro estacionado naquele local durante um dia completo, subtraindo o valor já pago.

Caso a liquidação efetuada por nós não seja paga no prazo máximo definido no aviso, será enviada uma nova notificação para a residência, com o valor do aviso, acrescido de juros de mora e custos administrativos.

A falta de pagamento da taxa notificada por carta implica ainda, segundo a legislação aplicável (artigo 148.º do Código de Procedimento e Processo Tributário e artigo 12.º do Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais), a cobrança através de processo de execução fiscal.

Além do valor máximo, o condutor incorre numa contraordenação punível com coima de 30€ a 150€, nos termos do Código da Estrada, cuja competência para fiscalização, instrução e decisão cabe à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Como saber se tenho Avisos de Pagamento em atraso?

Para saber se tem taxas de estacionamento em atraso, consulte o nosso sítio taxas.esse.pt, ligue-nos para o número +351 253 304 060 ou dirija-se a uma das nossas lojas.

Importante

Relembramos que pode pagar o seu estacionamento através dos métodos de pagamento disponíveis para o efeito:

› Os parquímetros localizados nos locais de estacionamento.

› Através da nossa aplicação iuPark para iPhone ou Android, e do sistema SEQR iOS ou Android.